Logo Patosja

Doação de sangue: saiba mais sobre a pré-triagem, entrevista e necessidade de estoque 

Segundo captadora, uma bolsa de sangue de até 450 ml pode salvar até quatro vidas

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 15:54 04-12-2025

Compartilhar:

Segundo captadora, uma bolsa de sangue de até 450 ml pode salvar até quatro vidas

O hemocentro de Patos de Minas reforçou a importância do processo de triagem antes da doação e alertou para a necessidade de manter os estoques estáveis. Mesmo com o volume de doações recentes, os tipos sanguíneos negativos ainda estão em falta.

Antes de cada doação, todos os voluntários passam pela pré-triagem. Conforme a captadora de sangue Dagma Martinele, o processo começa com uma entrevista individual, onde são avaliados histórico de saúde, hábitos de vida e possíveis fatores de risco.

“O doador deve chegar e se apresentar no cadastro com o documento de identidade para ser encaminhado à triagem clínica, onde é realizada uma entrevista sigilosa com ele”, explicou a profissional. 

Logo após, o candidato é submetido a testes rápidos, como a verificação da pressão arterial e exame de anemia, para garantir a própria segurança e a do receptor. Se aprovado, o indivíduo é conduzido à sala de coleta para doar uma bolsa de sangue de até 450 ml. 

“São feitos vários testes de doenças que podem ser transmitidas pelo sangue, como, por exemplo, sífilis, hepatite B, hepatite C, doença de chagas, exames de HIV, tipos sanguíneos e fator RH”, informou Dagma. 

Em 30 dias, o candidato pode voltar ao hemocentro para pegar o resultado. Ressalta-se que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Apesar da melhora nos estoques, os tipos negativos continuam em baixa e dependem da mobilização da população.
Leia também